Projeto Tampinhas

logo tampas

Em Novembro de 2010, a então Junta de Freguesia de Carnaxide, iniciou, em colaboração com o Rotary Clube de Carnaxide o projeto Tampinhas o qual tem os seguintes objetivos gerais:

1. Promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes portadores de mobilidade reduzida, através da doação cadeiras de rodas aos mesmos, quando estes se encontrarem numa situação de carência socioeconómica que os impossibilite de adquirir a cadeira de rodas de que necessitam;
  2. Sensibilizar os cidadãos para as questões ambientais e para a importância da reciclagem.

A Junta de Freguesia lançou então o desafio à população para juntar tampas de recipientes de plástico e procederem à sua entrega na Sede da Junta sita no Centro Cívico de Carnaxide, no sentido destas serem recicladas e os lucros dessa transformação ser convertido na compra de cadeiras de rodas para serem atribuídas a munícipes portadores de mobilidade reduzida. Por cada tonelada de tampas recolhidas seria possível obter e doar uma cadeira de rodas.
Em Março de 2011, a foi doada a primeira cadeira de rodas, no âmbito deste projeto, a uma jovem com limitações de mobilidade.
Em Outubro de 2012, foi entregue a segunda cadeira de rodas a uma cidadã sénior residente no Alto dos Barronhos.
Em Fevereiro de 2013, foi doada a terceira cadeira de rodas a um munícipe, residente na Portela de Carnaxide, portador de mobilidade reduzida.
Em Setembro de 2013, a recolha de tampinhas foi alargada ao território de Queijas, em resultado da constituição da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas, e dessa forma foi possível aumentar o número de tampas obtidas para a conversão em cadeiras de rodas para o projeto.
Em Fevereiro de 2014, foi entregue a quarta cadeira de rodas a um munícipe portador de deficiência e muitas limitações de mobilidade.
Entre Março de 2015 e Janeiro de 2016 foi conseguido mais um objetivo de angariar mais uma tonelada de tampinhas, as quais foram convertidas em mais uma cadeira de rodas. Cumpre destacar o importante papel desempenhado pelas escolas do território da União de Freguesias, as quais têm mobilizados os seus alunos para contribuírem para este projeto. A Junta de Freguesia recolhe as tampas nas escolas sempre que é solicitado esse serviço.
Em Março de 2016, foi doada a quinta cadeira de rodas a uma cidadã sénior com mobilidade reduzida, residente em Carnaxide.
No ano em que o projeto Tampinhas celebra o seu sétimo aniversário, é objetivo desta Junta de Freguesia, em parceria com o Rotary Clube de Carnaxide, doar a sexta cadeira de rodas e para tal contamos com a colaboração de todos os cidadãos e entidades.
Atualmente é possível a qualquer cidadão doar tampinhas para apoiar este projeto nos seguintes locais:

Sede da Junta de Freguesia

Mercado Municipal de Queijas
Rua Duque de Terceira

Seg. a Sábado das 7h às 20h / Encerra ao Domingo

Qualquer entidade que pretenda doar tampas para o projeto Tampinhas, mas que tenha dificuldade de entregar nos locais supra referidos pelo facto de ser um volume muito elevado de tampas, poderá entrar em contacto com a Junta de freguesia através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., para efeitos de avaliação da possibilidade de transporte por parte dos serviços da Junta de Freguesia.

Entregue-nos as suas tampinhas que as convertemos numa cadeira com rodinhas.

Com um gesto de solidariedade promovemos a mobilidade!

Ajude-nos a ajudar quem precisa.

O Presidente,
Jorge de Vilhena